Entrevista - Albarus Andreos



O grande tronco preto pintado de piche foi içado com cordas e erguido no meio dos guerreiros que espetaram nele suas espadas. O feiticeiro nu dançava aos espíritos para que intercedessem favoravelmente na batalha de logo mais. A dama da primavera, que até então havia sido tratada como rainha, foi sacrificada e seu sangue regou a base do ídolo-tronco, pois era o último dia do outono. Como tantas vezes antes, a batalha foi vencida e o bárbaro de Ith decidiu que já bastava. Era hora de retornar à sua terra. Mal sabia ele que as coisas já não seriam mais como antes.
Assim nos é apresentada a história do "Livro do Dentes-de-sabre", primeiro da série "A Fome de Íbus". Uma história fantástica criada pelo autor paulista Albarus Andreos, que atualmente mora em Salvador. Ele me concedeu uma pequena entrevista que agora compartilho com vocês:
.
1 - Como foi a receptividade da sua obra aqui na Bahia?

Muito boa! Descobri muitos admiradores da literatura fantástica por aqui. Tenho o costume de ir às livrarias e ficar observando as pessoas e assim que vejo alguém se aproximar de um livro de literatura fantástica vou até ele e me apresento, falo um pouco de meu livro e sugiro a compra. Fui muito bem recebido, sempre! E no meu trabalho aqui na Bahia, então... Vendi muitos livros para pessoas que nem conhecia. Nunca autografei tanto! O livro havia sido lançado em setembro de 2009 e ainda não tinha qualquer repercussão, e só por uma entrevista aqui e outra ali, que dei para blogs na net, já foi o suficiente para elas. Recebi e continuo a receber muitos depoimentos de leitores, sempre muito positivos e que me cobram, feito loucos, a continuação. É muito engraçado para um autor iniciante, inusitado e surreal, mas posso dizer, sinceramente, que tenho fãs na Bahia, como em muitos outros lugares também!

2- Quais as maiores dificuldades em lançar um livro?

Ter um bom livro, definitivamente. Muitas pessoas são ainda verdes na arte de contar uma boa história; e contar uma boa história não é só acrescentar um enredo ao papel, é saber escrever como um escritor. É extremamente necessário dominar a escrita, saber usar imagens, construir boas metáforas, engrenar um enredo factível, valorizar os personagens dando-lhes conteúdo e verossimilhança, pintar cenas que componham bons panos de fundo, enredar tramas interessantes e ter bom português, dentre muitas outras coisas mais sutis... Porque, se não tiver tudo isso, as editoras, que já não tem o hábito sequer de ler originais de autores iniciantes, não vão nem chegar perto de abrir seu original. Um parágrafo falho que um editor ler nas suas primeiras páginas já será o suficiente para ele atirar seu estimado livro no lixo e então você receberá uma das famosas cartas modelo, com as já manjadas palavras “... desculpe, seu texto é muito bom, mas não se enquadra na nossa linha editorial e blá, blá, blá...”. Os jovens escritores deveriam investir mais na sua formação, lendo, acima de tudo! Utilizando do “close reading”, que é ler minuciosamente cada parágrafo de um bom texto, entendendo e perscrutando os sentidos do efeito que uma palavra atrás da outra causa... Tem-se que entender que existe uma arte de compor frases para que se tornem eficazes e chamem o leitor para ler a próxima, e o próximo parágrafo e a próxima página e capítulo etc... Existe uma mecânica nisso, trabalhada com muito suor, esforço e insistência. Tem-se que ler e escrever muito, vendo-se o resultado final. Um dia atrás do outro vai te ensinar como se escreve melhor. No final, a habilidade em contar uma história se torna superior e a história em si se torna melhor. Mas não é só isso, é a eficiência do seu texto que fará uma pessoa gostar ou não do que lê, é aí que entra o lirismo, a poesia e a arte de encantar.

3- Quais autores e livros mais te influenciaram na fantasia A Fome de Íbus?

A Odisséia, de Homero e um punhado de mitos greco-romanos; O senhor dos anéis, de Tolkien; um outro punhado de histórias celtas e anglo-saxãs, como O Anel dos Nibelungos, Beowulf, história antiga e medieval em geral, contos de fadas, O Dom Quixote nas páginas de Monteiro Lobato; as Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell; Alexadros, de A. M. Manfredi, além de desenhos animados, quadrinhos (Conan de Robert E. Howard, em grande parte) e jogos de computador.

4- Percebi alguns elementos do RPG em sua história, sofreu influência também?
Sim, mas acho mais correto dizer que minhas influências são as mesmas dos autores de RPGs, já que não joguei muitas vezes e não posso dizer que foram influências diretas e importantes, mas as imagens ilustradas nos livros dos jogos foram muito inspiradoras (Frazetta, Elmore, Lockwood, etc), nas páginas de livros da antiga TSR e nas cartinhas de Magic the Gathering. Gostava muito daqueles livrinhos-jogos de Steve Jackson, que comprava e jogava com minha namorada. Dos RPGs, gostava da ambientação, mas era difícil um jogador sério, que imergisse no sonho. Eram muitas piadas e um nonsense que não ajudava. É diferente quando você lê um livro e, por não ter ninguém olhando ou escutando, dá aquela permissão implícita ao escritor para te convencer que aquele mundo é real, que a magia existe realmente, que as sombras podem mesmo conter perigos imensuráveis. Quando você lê e o escritor é bom, realmente leva a sério aquilo que lê, pois sabe-se num mundo de coisas fantásticas e dentro daquilo, tudo é possível, tudo é real! Acabei gostando então, muito mais de escrever, do que de jogar. A possibilidade de conduzir um leitor por caminhos escuros é arrebatadores é absolutamente prazerosa, para mim. Por isso sou tão minucioso no meu texto, devo muito respeito ao meu leitor. Se ele se dispõe a me deixar conduzi-lo pela mão, não posso desapontá-lo.

5- Quando pretende lançar os próximos livros de A Fome de Íbus?

O próximo livro, “Livro da Escuridão” é o que sucede o “Livro do Dentes-de-Sabre”. Está na editora para avaliação e revisão. Já o “Livro de Ferro” e o “Livro do Dragão”, ficam mais para frente.

6- Agora mande uma mensagem para todos os seus fãs da Bahia e do Brasil.

Bem, vejo que a literatura fantástica já há algum tempo, pegou de vez no gosto do brasileiro, porque nos remete aos sonhos (aos pesadelos também, porque não?!), e acrescenta uma nova maneira de diversão e cultura ao brasileiro. Nunca antes se leu tanto neste país e foi atrelado aos livros de J. K. Howling, Tolkien, André Vianco, e Stephenie Meyer que essa noiva se colocou no altar e nos atingiu com seu fascínio. Acredito que muitos autores brasileiros, e me incluo dentre eles, viram um sonho se tornar realidade, quando as editoras começaram enfim a abrir espaço para o texto nacional. Nos falta ainda muita qualidade, muito esforço literário para termos uma melhor linguagem, com som e cheiro aqui no Brasil, mas só não escutam os surdos ou os que não querem sentir o aroma do que já está aí, e cheira bem! Aos autores, insisto que se prepararem melhor, aprendam com os mestres e leiam os clássicos, aos leitores peço paciência com os iniciantes, continuem conosco e verão o melhor que ainda está por vir. Há muito ouro sobre as mesas das editoras, e elas apostam cada vez mais, cavando e minerando, procurando novos livros que brindarão os brasileiros com infinita fantasia! Leiam, Susanna Clark, Bernard Cornwell, Patrick Hothfuss e George R. R. Martin, mas leiam também Albarus Andreos, Giulia Moon e Raphael Dracoon, vocês não vão se arrepender! Grande Ano Novo a todos!
.
Obrigado Albarus, desejo a você sucesso em sua carreira e que chegue ao final dessa série com muito êxito. Abraços!



Clike na imagem do Livro do Dentes-de-Sabre para comprá-lo no site da Livraria Saraiva.
Blog do autor: http://www.albarusandreos.blogspot.com/

8 comentários:

  1. Interessante a entrevista. Ainda não conheço o livro, mas vai para a minha lista de minhas futuras leituras. É importante valorizar a literatura brasileira!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, se queremos ver nossa literatura sempre crescendo temos que apoiá-la, ainda mais autores iniciantes. Vamos apoiar o Albarus. Obrigado por sua visita e comentário Marcus, abraços!

    www.viciadosemfilmesdearacaju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Laerte, por mais essa vitória em seu Blog estou realmente muitissimo feliz por vc, adorei!!!!
    Continue assim!!!
    Xeru!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por seu apoio constante Simone! Sei que gosta muito do meu blog, isso se reflete em seu apoio, nem tenho como te agradecer por tudo que fez por min até hoje. Beijus Simone!

    www.sosemas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente a entrevista! Muito importante esse espaço para que possamos conhecer os autores nacionais =)

    ResponderExcluir
  6. Olá, com certeza Nanie, assim como você sou um apoiador dos autores nacionais! Vou reservar mais espaço em meu blog para divulgá-los! Abraços amiga!

    www.viciadosemfilmesdearacaju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bom...
    eu já li o livro e me encaixo no perfil de quem está anciosa para a sequência...
    o livro é bom, te prende e te remete a um mundo novo... cheio de gente com nomes estrambólicos e outros um pouco engraçados...
    te faz querer ler mais e mais e quando vê está que nem eu... esperando pelo próximo...

    Albarus meu querido... espero realmente que não demore pra lançar o próximo livro...

    ^^

    Laerte, bjus grande e continuamos a manter contato no Clube do Livro...

    tudo de bom e sussesso no seu blog!!

    bjinhos!!

    ^^

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo seu primeiro comentário por aqui, e obrigado por seguir o blog também. Com certeza o Albarus é um excelente escritor e quero logo ler esse livro, já está na lista e sei que será uma ótima leitura. Volte sempre minha amigae nos falamos no Clube. Bjus!

    www.viciadosemfilmesdearacaju.blogspot.com

    ResponderExcluir